Criar um relacionamento é essencial para conquistar vendas
Conquistar clientes nem sempre é uma tarefa fácil para vendedores e empreendedores. Tommy Mello, fundador de uma empresa de serviços domésticos, acredita que uma das principais maneiras de conquistar uma clientela interessada é por meio de relacionamentos e sinceridade.
Em artigo publicado no Inc., Mello conta a história de um funcionário da sua empresa que transformou uma cliente que estava na defensiva em uma superfã. Quando o atendimento começou na casa dela, mesmo com a educação do técnico, ela delimitou uma distância durante a realização do trabalho dele. Chegou a dizer que "apreciaria se você simplesmente fizesse o trabalho e desse o fora daqui".
Esse cenário mudou quando ele viu o gato da mulher e perguntou o nome. A partir desse interesse natural e comum, os dois conversaram por alguns minutos e, ao fim, a cliente até pediu a opinião dele para futuras inspeções.
Mas o que causou essa mudança de comportamento da mulher? Mello acredita que é a sinceridade da troca que torna a situação mais persuasiva. Os esforços podem ser em vão se esse sentimento não estiver presente.
Uma maneira de conquistar superfãs, segundo ele, envolve três passos: construir relacionamento, educar e acompanhar.
O primeiro passo é o mais importante e decisivo. Para criar uma conexão, busque coisas em comum, preste atenção no que o cliente diz, coloque-se no lugar dele e tenha em mente as possíveis dúvidas que possam surgir do seu produto.
Não coloque as vendas à frente da satisfação do cliente. Mello compara essa relação com a que existe entre um médico e um paciente. Nesse caso, a confiança no trabalho existe porque ele escuta o que o cliente está sentindo. Como empreendedor ou vendedor, a regra deve ser a mesma.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios