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Como melhorar a comunicação no trabalho e garantir sucesso profissional?

Uma das práticas mais comuns e orgânicas da nossa vida é nos comunicarmos. Desde o nascimento até a fase adulta, a comunicação sempre está presente e não importa a maneira como ela será exposta: seja através do choro, dos gestos corporais ou da própria fala. Em todos os casos, é importante que haja um entendimento entre quem está verbalizando e quem está no papel de interlocutor.

Não é à toa que, para haver uma comunicação eficaz, é necessário ter no processo uma mensagem clara e sem ruídos – seja ela verbalizada ou não por quem transmite – com o intuito de evitar desentendimentos ou interpretações equivocadas por parte da pessoa que recebe a comunicação.

Parece simples, não é?

Mas a verdade é que comunicar tem seus desafios porque, embora os princípios sejam nossos velhos conhecidos em teoria, muitas vezes eles são difíceis de serem concluídos na prática.

No trabalho, essa situação não é diferente.

E, como especialista em comunicação, posso garantir que essa é uma das principais habilidades que precisam ser desenvolvidas para que o profissional alcance novas oportunidades no ambiente em que ele atua.

Neste artigo, vou mostrar o que é uma comunicação correta e assertiva, como ela é importante nas relações cotidianas pessoais e de trabalho e quais são os passos que utilizamos no Método Profissional 5 Estrelas para você melhorar sua comunicação.

Afinal, o que é a comunicação assertiva?

Comunicar-se de forma assertiva é a capacidade de passar uma mensagem de maneira clara, segura e baseada no respeito por ambas as partes: emissor e receptor.

Como o próprio escritor, palestrante e um dos responsáveis pela popularização da chamada Programação Neurolinguística, Tony Robins, diz: “nossos resultados são proporcionais à capacidade de nos comunicarmos conosco e com os outros”.

E, no mundo corporativo, o papel da gestão em garantir a comunicação assertiva entre os colaboradores é fundamental. Ela está inserida dentro de diversas responsabilidades, mas precisa de atenção especial para o bom desempenho de todos.

É que cada indivíduo tem sua própria essência, suas características e histórias pessoais que podem influenciar na forma como elas se comunicam. São tipos de comunicação que podem ser categorizadas em:

Comunicação Passiva: uma pessoa que não costuma expressar aquilo que sente; busca aprovação constante; tem dificuldade em dizer não, por receio de desagradar. Ah! E evita o conflito a qualquer custo – mesmo que o custo seja a sobrecarga de trabalho.

Comunicação Agressiva: uma pessoa que expressa seus sentimentos de forma agressiva, e não leva em consideração os sentimentos do outro; costuma usar insultos na argumentação. Dona daquele jargão: “não levo desaforo para casa”. (Porém, pode amargurar consequências como orquestrar relacionamentos abusivos ou até mesmo pode ser surpreendida com uma demissão – sem um feedback adequado sobre o assunto).

Comunicação Passivo-agressiva: aqui, há a expressão de sentimentos de forma agressiva, porém velada de um tom de voz controlado. São usadas ironias e indiretas na argumentação. Sabe aquela pessoa que fala o que é certo em forma de piadas? Então, isso não é ser assertivo.

E afinal, onde aparece a comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é, na verdade, um equilíbrio entre os estilos agressivo e a passivo. Ser assertivo, portanto, é saber expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso.

Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de técnicas que, praticadas de forma correta, garantem ao profissional uma melhor comunicabilidade, uma das competências mais desejadas pelo mercado de trabalho em 2023.

Os três passos para você se comunicar melhor

Como qualquer mudança de comportamento, desenvolver e melhorar a comunicação também é desafiador e requer práticas que começam de dentro para fora. A boa notícia é que existem ferramentas por meio das quais você consegue aperfeiçoar sua capacidade de se comunicar melhor. São passos ou pilares que, quando bem construídos, a comunicação assertiva será garantida:

1) Autoconfiança: é o primeiro passo para o desenvolvimento e conquista de uma comunicação assertiva. Confiar em si mesmo e estar com a autoestima positiva em dia é fundamental para que você se expresse e se comunique de forma clara, tranquila, segura e sem ruídos para o interlocutor. Desenvolver a autoconfiança é perceber seus autoconceitos, o quanto você se estima, quais são os pontos fortes que precisam ser valorizados. O resultado final, além de uma comunicação assertiva, é uma conexão entre você e o outro.

2) Empatia: neste segundo passo, é fundamental pensar que a sua comunicação é a do outro também. Ou seja, comunicar-se de forma assertiva acontece a partir do momento em que você, por exemplo, olha uma situação conflitante em um ambiente de trabalho sobre três perspectivas: a sua, a do outro e a neutra. Quando isso acontece, fica mais fácil perceber que é necessário você escutar com atenção e interesse o que o outro tem a dizer (escuta ativa). A partir deste momento, é possível enxergar – com mais clareza e sem julgamentos – o que de fato está ocorrendo com a outra pessoa e ajudar na resolução do problema. Uma boa comunicação, portanto, exige que nos dediquemos a ouvir e respeitar o outro.

3) Autodesenvolvimento: o terceiro passo tem a ver com o conhecimento de quais são e como desenvolver as ferramentas que fazem mais sentido para você se comunicar melhor. Para entender quais são elas e desenvolver suas habilidades para uma comunicação assertiva, é importante se questionar e responder perguntas como:

Em quais situações você precisa melhorar sua comunicação assertiva? São em reuniões, em apresentações de trabalho ou na vida pessoal, por exemplo?

Quais pontos são necessários melhorar, desenvolver e potencializar em você mesmo?

Você quer que as pessoas lembrem de você? Por quê e por quais características?

O que você pode melhorar a partir de agora?

Ao refletir sobre esses questionamentos e traçar ações práticas, você trabalhará mais seu autoconhecimento e aumentará as chances de se desenvolver e crescer profissionalmente.

Comunicar bem para quê?

A comunicação assertiva, embora desafiadora para quem precisa desenvolvê-la, pode melhorar não só as relações de trabalho, mas também da vida pessoal. Como um ciclo virtuoso, ela ainda fará com que você adquira segurança e clareza em se expressar – impossibilitando ruídos e más interpretações – e, por consequência, garantir uma autoestima positiva que pode, entre outros fatores:

• aumentar o respeito dos colaboradores, do mercado e da concorrência em ambiente corporativo;

• auxiliar na resolução de conflitos interpessoais;

• ajudar na capacidade de negociação;

• reduzir o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

Desenvolver a assertividade, portanto, proporciona mudanças comportamentais importantes para ter uma vida emocionalmente saudável, com uma melhor interação e tomadas de decisões eficazes para alcançar objetivos pessoais e profissionais que tanto almeja.

Fonte: MundoRH

https://www.mundorh.com.br/como-melhorar-a-comunicacao-no-trabalho-e-garantir-sucesso-profissional/