Segurança do paciente
O prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta capaz de auxiliar na segurança do paciente. Ele permite verificar a existência de sensibilidades, evitando, por exemplo, que o profissional indique medicamentos que possam colocar em risco a saúde ou a vida do paciente.
Além disso, durante a consulta o médico pode acessar os últimos procedimentos feitos pelo paciente e observar a evolução do tratamento. Já técnicos e enfermeiros podem evitar situações que causem algum transtorno ao paciente.
Controle epidemiológico
A ferramenta é capaz de auxiliar no controle epidemiológico de uma determinada região. Por meio da análise dos dados e diagnósticos constantes no prontuário eletrônico é possível mapear regiões onde existem um maior número de pacientes com determinada doença e identificar epidemias de maneira precoce.
Acesso ao histórico médico
A ferramenta permite que a equipe visualize o histórico médico do paciente de maneira fácil e rápida. Isso permite um atendimento personalizado e evita a ocorrência de erros durante os procedimentos de rotina.
Solução adaptada a realidade da instituição
Como você sabe, o prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta escalável, ou seja, é capaz de atender as necessidades específicas de cada centro de cuidados com a saúde.
Embora as funcionalidades básicas estejam sempre presentes, alguns hospitais precisarão de recursos de gestão mais avançados, que permitam, por exemplo, que os gestores acompanhem de perto o desempenho de cada profissional.
Redução de custos
O prontuário eletrônico reduz o desperdício de materiais de escritório como papéis, canetas, impressoras e pastas e evita os medicamentos sejam administrados de forma redundante. Ou seja, ao adotar o prontuário eletrônico, a melhoria dos procedimentos atingirá a todos os setores da instituição de cuidados com a saúde.
Aumento da produtividade
O prontuário eletrônico centraliza as informações sobre o paciente e evita que os profissionais de cuidados com a saúde percam tempo em busca dos dados que precisam para o atendimento médico. As informações em rede podem ser compartilhadas de forma segura com outros profissionais, o que abre portas para diagnósticos conjuntos e suporte remoto.
Fonte: meuconsultorio