Um dos assuntos em alta atualmente no mercado financeiro é a antecipação de recebíveis. Esse tema tornou-se ainda mais importante com o lançamento das Registradoras e do Open Banking, principalmente para lojistas que procuram uma forma de obter crédito a baixo custo, sem precisar recorrer a empréstimos bancários.
Antecipação de recebíveis: o que é?
A antecipação de recebíveis é um adiantamento de um valor que o lojista solicita para as empresas de maquininha de cartão ou qualquer outra instituição financeira. Esse serviço é aplicado nas vendas em cartão de crédito à vista ou parcelado.
Para o caso das vendas parceladas, o adiantamento pode ser feito conforme o mês solicitado e a taxa aumenta conforme o tempo que demoraria para receber aquele valor.
Por exemplo, para uma venda feita pelo lojista em cinco parcelas, é possível antecipar uma ou mais parcelas ao invés de esperar os cinco meses para ir recebendo os valores seguintes, porém quanto mais distante a parcela estiver, maior será o desconto para antecipá-la.
Quem pode fazer a antecipação?
Qualquer lojista que aceite pagamentos à vista ou parcelado no cartão de crédito pode solicitar a antecipação, porém é importante ter um fluxo de caixa saudável e um bom planejamento.
Antes de fazer a solicitação é possível fazer os cálculos do quanto será gasto por cada antecipação, dessa forma o comerciante pode pensar melhor se é necessário recorrer a esse serviço e quantas parcelas terá que antecipar.
Onde fazer as antecipações de recebíveis?
Diversos bancos e instituições financeiras podem realizar a antecipação de recebíveis. O lojista pode estudar as condições e taxas oferecidas e escolher o que for mais vantajoso.
Quais as vantagens e desvantagens?
Muitos lojistas recorrem à antecipação para a quitação de contas, pagamento de fornecedores e funcionários. Como imprevistos podem acontecer, pode ser vantajoso recorrer à antecipação ao invés de pedir empréstimos, já que esse processo possui menos burocracias, juros baixos e o dinheiro costuma cair no dia seguinte.
As desvantagens estão relacionadas à inadimplência do cliente e à frequência com que a antecipação é usada.
No caso de inadimplência, caso um título não seja honrado pelo cliente, a responsabilidade de pagar o banco ou financeira será do lojista, podendo ainda ser acrescido de multa e juros pela operação.
Quanto à frequência, ironicamente, esse risco está relacionado às vantagens dos juros baixos e facilidade de acesso, o que acaba fazendo da antecipação de recebíveis uma forma de "tapar buracos” e mascarar outras deficiências relacionadas ao planejamento e gestão do negócio.
Fonte: Contábeis