A prática médica envolve um lado social e humanizado. No entanto, para aumentar os lucros da prática médica, o profissional deve também entender sobre gestão. Afinal, para melhorar o atendimento, muitas vezes é necessário investir em treinamentos, infraestrutura e equipamentos que permitam elevar a qualidade do serviço prestado. Dessa maneira, o médico garante o atendimento adequado, com preços justos e boa lucratividade. Contudo, muitos profissionais não sabem como melhorar os ganhos relacionados ao seu trabalho.
6 dicas para aumentar os lucros da prática médica
Um dos principais desafios para o médico empreendedor é definir as ações que vão contribuir para aumentar o lucro da prática médica, afinal, o mercado de trabalho é muito competitivo. A seguir, confira as principais dicas que podem contribuir para que você melhore os lucros em seu negócio.
1. Elabore um plano financeiro
O planejamento é fundamental para entender quais são os itens indispensáveis à sustentabilidade do seu negócio. A partir disso, é possível definir objetivos e metas para aumentar os lucros da prática médica. Um dos caminhos mais seguros é estabelecer o planejamento financeiro direcionando a gestão da prática médica para decisões eficazes relacionadas aos investimentos.
Ao desenvolver um plano de custos, o médico deve se esforçar para seguir o compromisso que envolve toda a equipe. Para que as metas sejam alcançadas, é importante exigir cooperação dos funcionários, gestores e sócios.
Portanto, se você ainda não tem um planejamento financeiro, comece logo a desenvolver um, analisando onde devem ser aplicadas as estratégias para aumentar os lucros da prática médica.
2. Priorize a redução de custos
Outro aspecto muito importante para aumentar os lucros da prática médica é manter a priorização da redução de custos. É importante avaliar os últimos investimentos para entender se o percentual de retorno atingiu sua expectativa.
O médico pode pensar que muitas vezes não é possível reduzir as despesas da rotina. Contudo, o uso de estratégias associadas a um bom planejamento financeiro possibilita encontrar algumas formas de otimizar os gastos básicos.
3. Otimize a agenda
Realizar uma gestão adequada implica em um sistema automático para confirmação de consultas, que seja capaz de gerar o mínimo de custo mantendo a produtividade e evitando horários ociosos por atrasos, esquecimentos ou não comparecimento dos pacientes.
Além disso, manter a agenda organizada e otimizada permite ao profissional atender um número maior de pacientes, evitando que a sala de espera fique cheia e colaborando para aumentar o nível de satisfação.
4. Construa um bom relacionamento com os pacientes
Fidelizar os pacientes é mais simples que captar novos pacientes. Além de flexibilizar a redução dos custos com marketing, a medida ainda permite uma interação mais dinâmica entre médico e paciente, mantendo-os engajados com a clínica ou consultório.
São diferentes fatores que influenciam a decisão do indivíduo para que ele volte ou não ao ambiente. Muitos médicos se enganam ao pensar que a qualidade da consulta é suficiente para reter e fidelizar esses pacientes.
Antes de avaliar a qualidade da consulta, o paciente passou por outros setores na clínica que também o influenciam tanto quanto o trabalho do médico. O atendimento em canais de agendamento, ambiente do consultório e o tratamento recebido na recepção são critérios essenciais que contribuem para aumentar os lucros da prática médica.
Adotar alternativas como a confirmação de consultas via SMS é outra forma excelente de garantir um bom relacionamento, contribuindo com o controle da agenda e evitando problemas devido ao absenteísmo.
5. Fique atento aos feedbacks
Algumas decisões simples podem fazer a diferença para maior proximidade entre médico, paciente e a clínica e consultório. Uma delas é contatar os pacientes periodicamente, principalmente em datas especiais ou comemorativas.
É preciso deixar claro a valorização do paciente fazendo-o perceber que é parte importante do processo que envolve a gestão do consultório e, por isso, deve sempre ser lembrado. Além disso, outra medida importante é realizar pesquisas de satisfação para compreender a opinião dos pacientes sobre os serviços, analisando quais setores precisam de melhorias.
Assim como indicam as falhas, o feedback contribui para o direcionamento da gestão de estratégias mais apropriadas na fidelização. Melhorar a eficiência dos canais de comunicação também é uma maneira de influenciar positivamente o processo de coleta de informações, indicando soluções concretas relacionadas à qualidade dos serviços prestados.
6. Invista em marketing
Por fim, outra dica que permite aumentar os lucros da prática médica é investir em marketing médico. Ter um adequado planejamento de marketing permite divulgar com eficácia as competências e serviços oferecidos pelos profissionais em seu negócio.
Realizar essa ação de maneira estratégica, e dentro dos limites éticos, é um fator importante para colocar o negócio em evidência no mercado de trabalho. Por isso, o profissional deve apresentar seus diferenciais e pontos fortes para ter reconhecimento do seu trabalho em excelência. Isso é fundamental para garantir a credibilidade necessária para a fidelização dos pacientes, além de ter seus serviços divulgados por eles.
No entanto, temos que destacar que a publicidade médica não pode seguir as vertentes utilizadas em outras práticas comerciais. Na área da saúde, alguns critérios diferenciados devem ser respeitados, seguindo os princípios éticos.
Fonte: meuconsultorio