IRMÃOS RESENDE CONTABILIDADE

Você já fez o seu backup hoje? Saiba a importância desta prática

Segundo o dicionário Michaelis, backup é a “cópia de um arquivo, ou um grupo de arquivos, feita para preservar os dados, caso ocorra dano ou destruição do original”. Para ficar mais fácil o entendimento, pense no backup como o estepe do seu carro, talvez você não precise, mas ele tem que estar em bom estado para uso caso ocorra alguma intercorrência.

Imagina se sua empresa perdesse todo o seu banco de dados devido a um ataque cibernético. Quanto ela deixaria de faturar em função da perda desses arquivos? Como você conseguiria cobrar dos seus clientes? Como saberia quanto tem para receber no próximo mês? Sendo que todas essas informações foram perdidas. A perda de dados importantes pode trazer grandes prejuízos ao negócio, às vezes, até catastróficos. Infelizmente, é muito comum que a prevenção só comece depois de passar por uma situação desagradável.

Com o backup é possível contornar diversos erros e/ou problemas como o citado acima, além dos erros de usuários que podem apagar acidentalmente arquivos, falhas de hardware, queima da sua máquina, falhas em disco rígido ou SSD, de sistema operacional corrompido, falhas de software, vandalismo, furtos físicos entre outros.

O objetivo de se fazer um backup é ter uma ou mais cópias de segurança fora do sistema principal. Para isso, pode-se utilizar diversas ferramentas, como a nuvem, que possuem a vantagem de acessar os dados armazenados a partir de qualquer computador com acesso à internet, ou através de mídias físicas de armazenamento como HDs externos. Conheça alguns tipos de backup

Backup é algo imprescindível, basta escolher a melhor maneira de fazer a cópia e como armazená-las, e manter sempre atualizada. Confira alguns tipos:

Completo – é a cópia de tudo o que há no sistema, ou seja, todos os arquivos. Para isso é necessário espaço suficiente para comportar todos os dados.

Incremental – Recomendada para empresas que possuem um grande volume de dados, conhecido por ser ágil e eficaz. Salva apenas incrementos, arquivos que forma alterados após o último backup completo.

Diferencial – nesse método são criadas cópias de arquivos que foram criados ou modificados desde o backup anterior, armazenando apenas os arquivos diferentes da última cópia.

Esperamos que essas dicas da importância do backup possam lhe ajudar a manter a sua empresa segura.

Fonte: IOB

https://noticias.iob.com.br/voce-ja-fez-o-seu-backup-hoje-saiba-a-importancia-desta-pratica/