Todo empreendedor de sucesso sabe que, para alavancar vendas, não basta ter uma loja física no melhor ponto da cidade, com uma vitrine bem descolada e produtos incríveis. É fundamental estruturar, também, a loja virtual.
Da mesma forma, não é suficiente apenas promover e comercializar produtos pela internet. Deve-se cuidar para que os produtos sejam expostos, vendidos e gerenciados on-line com a mesma eficiência e atenção aos detalhes.
Veja a seguir 7 dicas de ouro para ter uma loja virtual matadora:
1. Tenha fotos excelentes
Uma ótima apresentação visual de seus produtos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. É mandatório ter fotos de qualidade, com boa resolução, excelente enquadramento e iluminação. Sua vitrine tem de ser linda!
2. Destaque as promoções
Se a loja virtual tem um portfólio muito grande, o cliente pode ficar confuso entre muitas ofertas. Portanto, é bacana ter banners para destacar promoções (que vão fisgar o cliente) e o produto que é seu carro-chefe em cada segmento.
3. Identifique cada item
Para facilitar a escolha e o processo de compra, é fundamental que seus produtos estejam claramente identificados: código, numeração, preço, coloração, acabamento e tudo que fizer sentido para o seu negócio.
4. Propaganda é a alma do negócio
Essa é uma frase antiquíssima, mas que vale para os negócios on-line. Não adianta apenas ter uma loja show de bola. É preciso fazer a divulgação do seu negócio, utilizando para isso canais digitais e redes sociais, principalmente. Veja aqui dicas bem bacanas para vender pelas redes sociais.
5. Hospede sua loja num market place
Uma forma muito eficaz de propagar sua loja virtual é conectá-la a um grande market place de mercado, como o Mercado Livre. Com isso, as vendas podem crescer exponencialmente. Mas claro, antes disso, cuide da gestão do estoque e entregas.
6. Faça o controle dos estoques
Outro ponto decisivo é fazer a integração entre loja virtual, loja física e estoque, para oferecer ao cliente somente aquilo que você pode entregar. Imagina só o mico de fazer a venda virtual e, depois, dizer que não tem o produto.
7. Contrate um serviço de entrega
Você montou uma loja virtual superatrativa e organizada, abasteceu estoques, fez promoção e conquistou o cliente. Show! Agora tem de entregar, né? Então contrate um serviço de logística e entregas eficiente, existem ótimos players no mercado.
Fonte: IOB